quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Capitalismo - A fómula para o sucesso

Capitalismo: modelo político e socioeconômico vigente na maior parte do globo, que visa o lucro dos controladores dos meios de produção. A perpetuação desse sistema traz consigo diversos problemas, os quais podemos citar a destruição de ecossistemas inteiros objetivando a produção de matérias primas para atender a lógica de mercado, a péssima distribuição de renda e a exploração da mão de obra.
A geração de capital excedente-dentro do capitalismo- é baseada na submissão dos trabalhadores que se dá de diferentes formas. Além de baixíssimos salários, há uma excessiva cobrança por parte do empresariado, o que gera em muitos casos a exploração da mão de obra. O lucro proveniente dessas práticas é convertido exclusivamente para o uso dos controladores dos meios de produção, configurando assim aquilo que chamamos de concentração de renda.
Esse quadro instalado é fruto de uma sociedade obcecada no lucro, sempre tendo como objetivo a autopromoção. A concentração de renda nada mais é do que o reflexo de um comportamento egoísta proveniente de uma sociedade consumista, onde o capitalismo se configura como o grande pilar desta estrutura. Porém, não são só os homens que sofrem com o sistema.
Para atender a demanda do mercado os grandes e pequenos empresários acabam desrespeitando o meio ambiente. A destruição do ecossistema é praticamente inerente ao modelo econômico capitalista, pois para que haja o lucro tem que se produzir “mais e mais” e para que isso ocorra nada pode se tornar um obstáculo. E se assim é, se houver uma, duas ou milhares de árvores no caminho, que essas caiam por terra.
Percebemos assim, a perniciosidade de tal modelo, que garante a manutenção de um pequeno grupo de privilegiados no “poder”, sem permitir a ascensão dos grupos marginalizados. O ensino numa sociedade capitalista parece ser um pouco “direcionado”. Os alunos -já inseridos na lógica- não aprendem conceitos básicos, apenas gravam uma simples equação matemática: x - y = w; onde o x é a receita, y é o custo e o w é o lucro. Basta seguir essa fórmula para alcançar o sucesso neste mundo onde o capital move tudo.